quarta-feira, outubro 12, 2005

Seria Sérgio Britto um profeta?

Postando só pra acabar com o monopólio dos Brunos. Sei que a maioria não vai ler, sei que a maioria vai criticar. Whatever!
Seria Sérgio Britto um profeta?

Após ouvir inúmeras vezes a música Anjo Exterminador(2005), e depois de refletir de todas as maneiras sobre sua letra, fiquei com uma questão na cabeça: Seria Sérgio Britto um profeta? O trecho que me levou a essa indagação foi o que ele supostamente prever as recentes catástrofes americanas, confiram: "Tempestades vão cair. Edifícios vão ruir. Hoje o céu vai desabar..."

Aí me veio em mente outras tantas canções de sua autoria, que de certa forma, ele parece fazer previsões ou pregações. Vejam alguns casos:

Desvalorização do Amor:
"Só uma única servidão voluntária" (O amor é uma coisa feia – 1994)
"Alguma coisa aconteceu, inevitável acidente, rancor e ódio separaram corações e mentes. Alguma coisa aconteceu, estupidez, incompreensão, mulher e homem desejavam violência e paixão" (Corações e Mentes – 1987)

Indústria Cultural:
"All rock bands should break up now. Stupid lyrics, stupid songs" (All Rocks Bands - 1994)
"Merda vende, morte vende mais" (Get me Higher - 1994)
"Não importada a contradição. O que importa é televisão. Dizem que não há nada que você não se acostume. Cala a boca e aumenta o volume então... " (A Melhor Banda de Todos Os Tempos da Última Semana – 2001)

Esperança:
"Todos podem se entender, se respeitar. Chame do que quiser, eu quero acreditar... Eu não sei se vou falar por tudo mundo. Eu quero ver o lado bom que há em tudo" (Igual a Todo Mundo - 2000)

Mundo Cão:
"Você pode se iludir, mas ilusão custa caro. Pode até se divertir como um animal adestrado. Você tem direito a um advogado. Você pode falar, mas é melhor ficar calado. Mundo cão, Mundo cão. Não estou vendo nada novo. Mundo cão, todos estão com uma coleira no pescoço" (Mundo Cão – 2001)

Política:
"São sempre os mesmos governantes, os mesmo que lucram antes. Põe a esperança lado a lado. Às filas de desempregados. Que tudo tem que virar óleo pra por na máquina do estado" (Desordem – 1987)

Vida efêmera:
"A vida até parece uma festa. Em certas horas isso é o que nos resta. Não se esquece o preço que ela cobra...Às vezes qualquer um faz qualquer coisa por sexo, drogas e diversão. Tudo isso às vezes só aumenta a angustia e a insatisfação... Tudo isso às vezes, tudo é fútil. Ficar ébrio atrás de diversão...Diversão é solução sim!" (Diversão – 1987)
"Hoje aqui, amanhã não se sabe. Vivo agora antes que o dia acabe. É tão fácil viver sonhando, enquanto isso a vida vai passando..."(Amanhã Não Se Sabe – 1998)
"Dessa vida nada se leva. Nesse mundo se ajoelha e se reza. Não importa que língua se fala. Aquilo que une é o que separa...São todos iguais, no fundo, no fundo" (Uns Iguais Aos Outros - 1995)

Referendo do Desarmamento: "Não sei se existe mais justiça, nem quando é pelas próprias mãos" (Desordem – 1987)

Paz e Guerra:
"Todo mundo diz acreditar na paz. E você, acredita ou não? E então, o que você faz pela paz? Todos são capazes da guerra, mas ninguém luta por você" (Pela Paz – 1996)

Outros preceitos:
"Não confio em ninguém com mais de 30. Não confio em ninguém com 32 dentes" (32 Dentes – 1989)
"É difícil acreditar que somos nós os culpados. É mais fácil culpar deus ou então o diabo" (Violência – 1987)
"Eu aprendi a vida é um jogo. Cada um por si, e Deus contra todos"
(Homem Primata – 1986)
"Às vezes é bom fazer o que tiver medo. Porque dizem que Deus ajuda quem ajuda a si mesmo"(C.V.V. Boa Noite - 2000)

E nem citarei as letras de Epitáfio e Enquanto Houver Sol, pois elas falam por si só, e já podem ser definidas como orações musicadas.

Baseado nisso tudo, eu estou pensando em criar uma nova seita, as dos seguidores do mestre Sérgio Britto. Não seremos apenas fãs ou Brittetes. Ser um discípulo de Britto (também conhecido como Gritto, devido sua ação visceral no palco) vai além de achá-lo lindo, ou admirá-lo como músico. Seria uma ideologia de vida, fundamentada por conceitos embutidos em suas músicas.
Nossa bíblia seriam o seu cd solo (A Minha Cara - 2000), os cds dos Titãs e o cd do Kleiderman, que, aliás, tem um nome bem sugestivo, que mais parece uma profecia, a de legitimidade e aceitação da nossa seita, Con El Mundo A Mis Pies lançado em 1994, vejam bem, há mais de 10 anos!
E por que se expressar através da música? O mesmo responde em O Que Querem Que Eu Faça Com Tanto Sol (2000): "É melhor não deixar presa a dor, o choro, de consolo serve uma canção".
Os adeptos ao Brittismo não precisam, necessariamente, serem celibatários, e nem se absterem de outros prazeres, afinal, diversão é solução sim! Não precisam dar ofertas ou dízimos, fazerem promessas, jejuns ou qualquer outro tipo de sacrifício. Não garantimos o céu, nem o inferno, mas formas de melhor aproveitar a vida, de uma melhor convivência com nós mesmos e com os outros. E quem sabe até manter uma aparência mais jovem a exemplo do nosso mestre, porque não tem quem diga que Britto tenha 46 anos!
Vamos para as ruas, vamos pregar e levar a todos nossa crença, vamos mostrar que as religiões que estão por aí são falsas, afinal, como diria o nosso mestre: "Vou duvidar do que está sacramentado" (Vou Duvidar – 2003).
Críticas a nossa nova doutrina? Haverá, claro, como o mesmo previu em Balada Para John e Yoko (1984): "Cristo deu luz aos cegos. Martelo é fácil de usar, se acharem três pregos vão é me crucificar". Para essas futuras críticas, uma reposta teremos na ponta da língua: "Fique com o seu bom gosto, que eu vou ficar com o meu" (Bom Gosto – 2001).
Para terminar deixo vocês com uma linda mensagem do grande Sérgio Britto:
"Pequenos gestos de amor, de ternura são como uma fonte de água pura. Grandes momentos de alegria com pequenas coisas do dia-a-dia. Uma palavra de amor, de carinho, e tudo muda da água pro vinho. Um só instante de real beleza é linimento pra qualquer tristeza". (Cama, Mesa e Banho -2000)

Salve, salve Sérgio Britto!

p.s. Antes que me depreciem, quero deixar claro que esse post foi uma crítica irônica a facilidade de se fazer ídolos e se criar seitas. Se de alguma forma você se sentiu ofendido, me desculpe o escárnio e o sarcasmo. Caso o contrário, junte-se ao modo Sérgio Britto de ver e levar a vida.

"Em todo caso sintam-se a vontade para discordar, acrescentar, subtrair ou simplesmente esculhambar com tudo o que eu disse. Afinal de contas é só mais uma canção!! É isso aí,divirtam-se!! " (Trecho de um recado a respeito da música Anjo Exterminador, deixado pelo Sérgio Britto em 10/10/05 no site dos Titãs. Vale a pena ler...).

Nenhum comentário: