COMO FAZER UM FILME NO CEARÁ
As nossas informantes infiltradas no Festival Ibero-americano de Cinema do Ceará, Cine Ceará, acabam de nos informar que todos os projetos cinematográficos vencedores de mais um Edital, têm como temática o sertão. Nossas amigas ficaram bravas, reclamando que não se faz cinema urbano neste estado e coisas do tipo. Claro que as senhoritas estão equivocadas. Trata-se na verdade de uma grande preguiça criativa por parte dos realizadores locais. Diante desse questionamento infundado de Raquel e Andressa, mostrarei que é possível sim adaptar obras universais da literatura ou fazer refilmagens de grandes filmes, aqui mesmo no Ceará.
1. VILA DO BODE
Original: DOGVILLE
Direção: Rosemberg Cariri
SINOPSE: Graciosa (Dira Paes), mulher de origem duvidosa, chega a uma pequena cidade fictícia do sertão. A cidade é representada por desenhos feitos com linhas brancas na Praça do Ferreira. Depois de várias opressões e preconceitos sofridos pelos velhos aposentados da cidade, Graciosa decide matá-los com uma peixeira. Ao final do filme, um desenho de um bode no chão se transforma no famoso Bode Ioiô.
2. IRACEMA
Original: Iracema de José de Alencar.
Direção: José Araújo (não sou eu...)
Sinopse: Virgem de 17 anos (Dira Paes), encontra playboy forrozeiro de Fortaleza (Chico Dias) que foi passar as férias no interior. Iracema se apaixona e tem um filho. Playboy vai embora e abandona Iracema que faz uma promessa para Nossa Aparecida para que seu amado volte. Isso nunca acontece.
3. O Crime do Padre Cícero.
Original: O crime do padre Amaro de Eça de Queiroz.
Direção: Wolney de Oliveira
Sinopse: Padre Cícero adolescente (Chico Dias) se apaixona por beata (Dira Paes). Mais tarde, para evitar a polêmica e o preconceito, os dois decidem forjar um falso milagre. A beata morre pobre e o Padre Cícero se transforma em um homem de negócios.
4. A Metamorfose
Original: A Metamorfose de Fraz Kafka.
Direção: Alexandre Veras.
Sinopse: Homem acorda e misteriosamente descobre que se transformou em um Jumento.
Depois de divagações filosóficas, homem-jumento morre. Metáfora ao final sobre a relação opressora entre o homem e o jumento no sertão nordestino.
5. Et – Um extraterrestre no sertão
Original: ET de Spielberg
Direção: Wolney de Oliveria jr.
Sinopse: Um E.T (Dira Paes) chega a terra e decide estudar o homem do sertão. 4 crianças que moram em uma casa de barro, adotam o ser de outro planeta. O delegado da cidade (Chico Dias) começa a perseguir o E.T. O ser foge com as 4 crianças que montam jumentos. Ao final, cena de um jumento voando contrastando com uma grande lua cheia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário