sexta-feira, dezembro 28, 2007

Melhores de 2007 (?)

Eu sempre soube perfeitamente categorizar meus anos como sendo horríveis, regulares, bons ou ótimos. Aqui estou 3 dias antes de 2008 e não dizer com certeza quantas estrelas eu daria para os 375 que passaram. Não que eles tenham sido péssimos. Não que eles tenham sido perfeitos. Apenas foram. E talvez isso tenha se refletido na minha pouca ou nenhuma ânsia por salas de cinema. A qualidade da produção de 2007 também não contribuiu muito. A verdade é que fiquei mais ligado em música e nas minhas séries preferidas do que com cinema. Porém, como quero continuar a tradição, vamos aos melhores do ano:

ATENÇÃO: Os textos a seguir estão cheio de adjetivos. Análise técnica é para trabalho acadêmico. Muito mais divertido dizer que um filme é “genial” do que “o raccord da cena do casamento foi feito com precisão”.


Melhores filmes do ano (se compararmos com o resto que eu vi em 2007)

Ratatouille: A animação do ano, o roteiro do ano, o filme do ano. Desde Viagem de Chihiro que uma animação não me encanta tanto. É sobre um ratinho que quer ser chefe de cozinha. É sobre ego, crítica de arte, talento e destino se você perceber as sutilizas por baixo das sopas e carnes.

Saneamento Básico, o Filme: Jorge Furtado e sua pequena grande obra. O melhor filme nacional sobre o cinema nacional.

A Rainha: Fotografia elegante com texturas diferentes em planos com movimentos de câmeras delicados ou inexistentes. Quem precisa de travellings quando se tem uma imponente Helen Mirren?

Cartas de Iwo Jima: Se esse não for o ápice de Clint Eastwood, eu tenho medo do que ainda virá. Faltou pouco para uma obra-prima.

O Cheiro do Ralo: Meu Deus! Dois filmes nacionais no meu Top 5! Só quem conhece um pouquinho de cinema entende o porquê de O cheiro do Ralo ser considerado um milagre. Se faltou dinheiro, sobrou genialidade de Heitor Dhalia.


Melhor fotografia em um filme com roteiro mediano

Filhos da Esperança: Que planos são aqueles? Que movimentos são aqueles? Droga, queria ter feito aquela cena da fuga do carro...


Melhor filme cheio de BOOOMMMM! PAMMMMM! TRICKKKKK! KABRUMMMM!

O Ultimato Bourne: Vou exagerar um pouco – O Ultimato Bourne é o melhor filme de ação dos últimos 10 anos. E olha que nem sei qual vem antes dele. Só tô afirmando isso porque adoro essa coisa de “todos os tempos”, “dos últimos 50 anos”...


Melhor filme americano independente que provavelmente nunca vai chegar ao Brasil

Half Nelson - Ryan Gosling substituiu o posto de “meu ator americano preferido” que já foi do Edward Norton. Nada de professor branco dando lição de moral para alunos negros em situação de risco. Todo mundo perdido, todo mundo caindo em poço profundo, todo mundo cheirando, todo mundo dançando Broken Social Scene. Sem pena, ao final do filme nós limpamos nossa sujeira e desligamos a TV. O professor se fudeu!


Frase do ano

Jack para kate em Lost

“Nós precisamos voltar!”

ok, não é um filme...Mas quem se importa? Foi a frase mais impactante dos últimos 3 anos, hehehe.


Pior filme do ano/filme mais chato do ano

300/Homem-aranha 3

300 homens e nenhuma alma/1 homem e uma alma emo chata despedaçada


Melhor vídeo clipe que não é vídeo clipe

Vídeo clipe é coisa do passado. O Arcade Fire fez o primeiro vídeo clipe “interativo” da história. Não, não adianta tentar fazer ele dar cotoco.

http://beonlineb.com/click_around.html


Melhores filmes bacanas com finais que são uma porcaria

Conduta de risco: O final sacadinha só não estraga todo o filme porque logo em seguida a gente tem um longo plano-sequência com um close no George Clooney desempenhando os melhores segundos da carreira dele – sem falar uma única palavra.

Pecados Íntimos: O filme é cheio de momentos espetaculares e momentos absurdos, mas nenhum se compara ao constrangedor final. Skatistas?Hein?


Melhor filme de 2008

Sangue Negro: Se o Paul Thomas Anderson não conseguir ressuscitar em mim o desejo de ser um cineasta, ninguém mais conseguirá.

Nenhum comentário: