segunda-feira, março 27, 2006


Quarta-feira será um dia histórico para o país: o primeiro homem nascido em terras brasileiras irá sair do planeta terra. Mas o que poderia ser um pontapé para o desenvolvimento de tecnologias aeroespaciais, pode ser na verdade uma grande jogada de marketing e um prejuízo enorme para os nossos bolsos.
Segundo a revista Veja, a viagem de Marcos Pontes ao espaço não deve trazer nenhum beneficio cientifico - é tudo culpa do Lula e uma grande jogada promocional para a reeleição.
A Istoé Dinheiro, garante que o retorno será de no mínimo 200 milhões. O fato é que o tal astronauta deveria ir à Estação Espacial como uma condição: que o governo brasileiro desenvolvesse duas peças simples que seriam acopladas à estação. O governo gastou milhões tentando criar tais peças, mas até hoje não entregou e talvez nunca entregue. Daí, para não decepcionar o povo brasileiro, o governo resolveu pagar a passagem de Marcos Pontes: 10 milhões de dólares. Um bom negócio, já que a viagem de um civil ao espaço não sai por menos de 100 milhoes de dólares.
A única certeza é que Marcos Pontes terá renda extra para toda a vida. No seu site oficial existe uma loja cheia de lembrancinhas. Marcos Pontes também comanda palestras com temas que vão de “segurança de vôo” a “como vencer o medo”.
Só sei que na quarta-feira eu vou pegar a minha bandeira e vou comemorar ao vivo a partida de nosso astronauta como todo bom norte americano.

Nenhum comentário: