Eu estava pesquisando no wikipedia e percebi que não há nenhuma referência a uma das maiores divas dos nossos corações: Vanessão do Tamanco. Pensei: comooooooooooooo? Logo, tomada pelo meu dever de jornalista, vi que era necessário trazer ao mundo as verdadeiras informações sobre o fenômeno. Até porque, como todo grande mito, Vanessão ainda está cercada de mistérios: Afinal, quem é Vanessão? Ela está morta? Depois de sua primeira aparição ela retornou ou as novas imagens são de uma trava copycat? Ressucitou e virou Patrícia? Mudou-se para ilha de lost e virou uma fumaça preta? Enfim, muitas dúvidas que permeiam pelas mentes dos mais desavisados. Então, vendo-me com o dever de esclarecer todos os mistérios acerca da diva, escrevi com a ajuda do meu sócio Fantine, um artigo sobre ela. Mas qual não foi minha surpresa quando vi que meu artigo, fruto de uma intensa pesquisa, foi sumariamente censurado? Para o texto não ficar no limbo, resolvi publicá-lo na íntegra aqui:
Vanessão do Tamanco
Vanessão do Tamanco é um travesti que, em 2005, tornou-se conhecida através do programa Plantão de Polícia da cidade de Ji-Paraná (RO), quando se envolveu numa confusão, na qual supostamente, um cliente que não quis pagar o valor combinado do programa. No seu depoimento, ela disse que estava parada, debaixo de um pé de árvore, quando um moto-taxista a abordou perguntando quanto custava o programa. Para receber sexo oral do cliente, Vanessão cobrou R$ 40, inicialmente, o motoqueiro lhe deu R$ 20 e ficou de dar o restante do dinheiro após o fim do programa.
No entanto, o cliente não deu à Vanessão a quantia combinada, o que levou o travesti a tentar quebrar a moto dele com um tamanco.
O caso foi parar na delegacia e em diversos vídeos do youtube. Desde então, Vanessão conquistou inúmeros fãs e se tornou um grande gerador de web-hits do Brasil. Atualmente, existem mais de 450 vídeos com referência à travesti.
== Outras aparições ==
Em 2006, ela voltou a aparecer no programa Plantão de Polícia, ao se envolver num caso de roubo a um caminhão. De acordo com o motorista, Vanessão entrou no veículo com uma faca e roubou dinheiro dele. Diferentemente da sua primeira aparição, a diva não se mostrou amigável com a equipe de televisão, demonstrando revolta pelo constante uso de sua imagem em forma de chacota.
Três anos depois, um vídeo amador de Vanessão numa delegacia de Jaru chegou ao Youtube. Nessa aparição, ela e um suposto cliente trocam acusações de roubo. No vídeo Vanessão se mostra mais tímida, sem sinais de agressividade, e afirma que seu nome é Patrícia.
==Rumores de morte==
O mito Vanessão já nasceu junto a rumores de que ele estaria morto. Diversos veículos de notícia deram como certa a morte dela, sem realizar grandes apurações do caso.
No entanto, em junho de 2009 o apresentador do Plantão Policial, Faro Fino, divulgou um vídeo negando a morte do travesti. O apresentador também afirmou que Vanessão é viciada em drogas e que, provavelmente, não tem conhecimento do sucesso que faz pelo Brasil.
== Prisão ==
No dia 24 de dezembro de 2009, foi divulgado pela mídia a prisão de Vanessão. O fato ocorreu em setembro de 2009, quando ela foi pega em flagrante ao roubar um caminhoneiro. Com a prisão, foi divulgado o verdadeiro nome da travesti: Eleomar Brito Silva. Ele possuía em sua ficha criminal um mandato de prisão, acusado do crime de roubo, ocorrido na cidade de Ariquemes, onde Vanessão também já tinha sido preso por fraudar a Ceron.
== Imitação, paródias e homenagens ==
O fenômeno Vanessão foi gerador de outros hits de internet, no qual fãs imitam e homenageiam a diva.
O alcance do vídeo foi tão forte, que ganhou até uma paródia argentina, mostrando que o carisma de Vanessão ultrapassa até barreiras idiomáticas.
== Bordões == (por Bruno Fantine)
O primeiro vídeo de Vanessão, em especial, conseguiu ir além da barreira atingida pelo sucesso dos webhits que, em sua maioria, são menos lembrados em favorecimento de novos vídeos e novas personagens.
Vanessa, a moça que prefere ser chamada de moça, homossexual, é responsável por gírias e expressões utilizadas até por quem nunca viu o vídeo. Vanessão já faz parte do imaginário popular (uma vez que, apesar dos vídeos e da confirmação de seu paradeiro, sua presença ainda é um mistério) e, apesar de fazer parte do sub-mundo, como lembrou o Repórter Faro Fino, seu jeito de falar e seu comportamento inconfundível já são parte de uma cultura pop que vem se desenvolvendo junto com o avanço dos blogs, principalmente, e das redes sociais.
Entre as expressões mais famosas ditas por Vanessão, estão:
“Debaixo dum pé de árvore”
“Vai me dar sim!!!”
“Arrebentei a moto dele!!”
“De boa, querido!”
“A gente resolve...”
“Isso é uma maricona, isso roda na esquina direto!”
“Minhas amiga conhece várias vezes ele, várias vezes!”
“Se um cara não conhece um travesti...”
“Eu não apro a tua moto na BR ... para a tua moto na BR!!!”
Além das maneiras únicas de se dizer “Ta!”, “Vinte Reais”, “Dez Reais”, “Então ta” e “Vem cá!”.